As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atrapalhar o tráfego aéreo na Argentina e trouxeram problemas para passageiros do aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, conhecido como Aeroparque. De acordo com informações do jornal argentino Clarín, o terminal não opera desde o meio-dia desta terça-feira, enquanto o aeroporto internacional de Ezeiza mantém normalmente suas atividades.
As cinzas do Puyehue cobrem o espaço aéreo do terminal portenho, onde a visibilidade está reduzida.
Através de um comunicado, a companhia aérea LAN informou que “resolveu não operar seus voos programas no Aeroparque até que as condições sejam favoráveis”. A empresa suspendeu suas atividades por volta de meio-dia e, em princípio, ficará sem operar até 17h desta quarta-feira, quando a companhia avaliará se as condições meteorológicas permitirão a retomada das atividades. A previsão é que oito voos da companhia aérea chilena tenham de ser cancelados.
A Aerolíneas Argentinas e a subsidiária Austral também anunciaram a suspensão de suas operações no Aeroparque, que começou às 11h desta terça-feira.
No sul da Argentina, o Aeroporto de Bariloche ainda tenta normalizar suas atividades, apesar de ter recebido em 18 de julho o primeiro voo desde a erupção do vulcão chileno. O terminal registrou nesta terça-feira cancelamento da maior parte de suas decolagens previstas.
Fonte: Correio do Estado